O tema do artigo está fundamentado nas realidades
profissionais que tenho vivenciado e tem feito com que a minha percepção seja
estimulada a refletir e a socializar com os leitores, para que tenhamos uma
melhor realidade para a logística de serviços.
Percebo, que as
práticas das atuais prestações de serviços estão inseridas numa realidade de
muitas diferenças, onde profissionais com baixa qualificação necessitam
sobreviver e serem inclusos no mercado de trabalho, deixando muito a desejar no
relacionamento com o cliente final. Também existem profissionais com
qualificação, porém não praticam plenamente os conhecimentos adquiridos em
instituições educacionais e geram deficiências nos serviços prestados ao cliente
final.
Todos nós vivenciamos muitas experiências
diariamente na questão de serviços com distintos níveis de qualidade. Buscar
resultados com excelência na qualidade dos serviços, exige uma responsabilidade
social da empresa e do profissional no sentido de que ambos se conscientizem em
buscar uma capacitação adequada as exigências requeridas nas atividades que se
propõem a realizarem. Os clientes estão mais exigentes para detalhes de
atendimento, que no passado não era tão relevante, porém hoje com as distintas
opções se tornaram importantes no momento de escolher um produto ou serviço que
atenda as suas necessidades.
Com o estímulo
incessante que as pessoas vivem num cenário de globalização em mudar tudo em
suas vidas, percebe-se que a relação entre o cliente final e o prestador de
serviços adquire uma nova realidade que é perceptível em nossa
sociedade.
A logística de serviços precisa acompanhar a
evolução do perfil dos clientes para que tenha mais confiabilidade, segurança e
comprometimento nos resultados que os clientes necessitam dentro de uma
realidade local e global dos negócios.
Sem dúvida um
negócio vai sobreviver com mais facilidade se atendermos o cliente de frente, ou
seja, estar preparado para dar as respostas que ele pede, cumprir prazos,
antecipar necessidades do cliente, ouvir as sugestões, respeitar as diferenças
culturais, investir mais na capacitaçA nova realidade para os serviços e a conseqüente evolução da logística virá de práticas sociais-econômicas-culturais-ambientais, que atendam aos valores de cada cliente na busca do entendimento das necessidades e a conseqüente melhoria contínua de nossa aprendizagem humana, visando à adoção de valores focados na qualidade de vida do cliente e da empresa.
Existem investimentos em tecnologias da informação, transportes, melhorias nos ambientes físicos, porém o desenvolvimento do capital intelectual necessita evoluir nos aspectos comportamentais para melhor entender o perfil de cada cliente. Precisamos saber lidar com as diferenças culturais dos nossos clientes para que possamos oferecer o melhor serviço ou produto.
Entendo, que a sustentabilidade dos negócios depende muito da excelência dos serviços de relacionamento com cliente, para isso é necessário inovar as práticas de serviços de acordo com o perfil da clientela para que gerem resultados prósperos para toda a cadeia de serviços.
Investir continuamente na educação pessoal e profissional, para que tenhamos o equilíbrio e uma inclusão social de mais pessoas qualificadas na logística de serviços, como conseqüência gerar sobrevivência e prosperidade digna a empresas e servidores.
ão do prestador de serviço para que aprenda
a fazer leituras do que está acontecendo ao seu redor, e ter atitudes
profissionais em oferecer o melhor serviço para o cliente
final.
Lembrando, que “o cliente é a razão da
existência de um negócio!”.
Autor: Eng.José Rovani Kurz
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